Cuidados com o Pensamento

By | 1 de novembro de 2017

VIGIA TEU PENSAMENTO

Tudo nascerá dele. Tua felicidade está no que pensas. Do pensamento nasce a palavra: do pensamento nasce a ação. Observa: a vida em comum da sociedade humana é feita primeiramente do pensamento de cada parte. As discussões e as ações existem baseadas no pensamento. Assim como filtras a água para a saúde do corpo, filtras o pensamento para a felicidade da alma! Na filtragem igualmente do que ouves e do que vês está a colheita do alimento da alma. Mas que filtro é esse? – perguntarás. O filtro é o Amor. Se filtrarmos dessa maneira o que captamos e o que retransmitimos, encontraremos a chave para a conquista do Reino da Paz Interior.

O INESPERADO
A serenidade fecha a porta d’alma a todo conflito. Já observaste que os nervosos são menos resistentes ao sofrimento? Por que então nos permitirmos o esgotamento da resistência aos embates naturais? O ser humano deve ser preparado para enfrentar o inesperado da mensagem das horas. Assim como ele constrói sua moradia segundo o critério de defesa do calor e do frio, do Sol e da chuva, dos ventos e dos raios, do mesmo modo a casa interior deve ser construída com pensamentos que nos resguardem de emoções abruptas, mais nocivas para a alma do que são para o corpo o calor, o frio, o Sol, a chuva, os ventos e os raios.

GRATIDÃO
Sejamos gratos às experiências que nos chegam, mas tiremos delas apenas os ensinamentos necessários. Não as vivamos eternamente, repetindo-as nas cordas de nossa alma. Na repetição emocional, monótona, das experiências (fatos ou acontecimentos) está o início da saturação perigosa; aproveitemos, nesse particular, a pluralidade das manifestações da Natureza. Ela é harmônica, sem ser simétrica. De igual modo a monotonia, como a intransigência, leva à rigidez do pensamento. Nesse particular, o homem que não filtra a monotonia torna-se quadrado e frio. E perde os instantes felizes, porque habituou-se a rejeitar incondicionalmente a voz das mensagens novas.

Agradecimento Interior
O agradecimento interior é força construtiva que edifica boa casa para a alma. O agradecimento é próprio dos que não sofrem a dor das perdas. Ganham sempre. Dando-se, embora, colocam-se como recebedores e permanentemente agradecem. Na realidade, só mesmo a ignorância do maravilhoso Universo que está à disposição do ser humano pode nos transformar em ingratos.
No agradecimento sincero está o processo de incrustação da Verdade no anel do espírito. A gratidão é pedra de luz da alma. Agradece a Luz que recebes da Vida, o Amor que recebes da Natureza. Agradece aos amigos o carinho, aos inimigos a experiência. Agradece aos fortes o exemplo, aos fracos a advertência. Agradece ao Pensamento que te permite tudo entender como certo, e tudo sentir como Luz no caminho da Vida.

Luiz Goulart

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *